Marketing Digital

O que é marketing digital?

 

O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou a internet. As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídia social, e-mail e seus sites, para se conectarem a clientes atuais e potenciais.

Com o quão acessível a internet é hoje, você acreditaria em mim se eu dissesse que o número de pessoas que ficam online todos os dias ainda está aumentando?

O marketing sempre teve a ver com a conexão com seu público-alvo no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa conhecê-los onde já estão gastando tempo: na internet.

Como você define o marketing digital?

O marketing digital é definido pelo uso de várias táticas e canais digitais para se conectar com os clientes, onde eles passam muito tempo: online. Do próprio site aos ativos de marca on-line de uma empresa – publicidade digital,e-mail marketing, folhetos on-line e muito mais – há um espectro de táticas que se enquadram no “marketing digital”.

Táticas e exemplos de marketing digital

Os melhores profissionais de marketing digital têm uma visão clara de como cada campanha de marketing digital apóia suas metas abrangentes. E, dependendo dos objetivos de sua estratégia de marketing, os profissionais de marketing podem apoiar uma campanha maior por meio dos canais gratuitos e pagos à sua disposição.

Um profissional de marketing de conteúdo , por exemplo, pode criar uma série de postagens de blog que servem para gerar leads de um novo e-book, o negócio criado recentemente. O profissional de marketing de mídia social da empresa pode ajudar a promover esses posts por meio de postagens pagas e orgânicas nas contas de mídia social da empresa. Talvez o comerciante de e – mail crie uma campanha de e-mail para enviar aqueles que baixam o e-book mais informações sobre a empresa. Falaremos mais sobre esses profissionais de marketing digital específicos em um minuto.

Aqui está um breve resumo de algumas das táticas de marketing digital mais comuns e dos canais envolvidos em cada uma delas.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Este é o processo de otimizar seu site para “classificação” maior nas páginas de resultados do mecanismo de busca, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que seu site recebe. Os canais que se beneficiam do SEO incluem:

  • Websites
  • Blogs
  • Infográficos.

Marketing de mídia social

Essa prática promove sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego e gerar leads para sua empresa. Os canais que você pode usar no marketing de mídia social incluem:

  • Facebook.
  • Twitter.
  • LinkedIn.
  • Instagram.
  • Snapchat
  • Pinterest.
  • Google+

Marketing afiliado

Esse é um tipo de publicidade com base em desempenho em que você recebe comissão pela promoção de produtos ou serviços de outra pessoa em seu website. Canais de marketing de afiliados incluem:

  • Hospedando anúncios em vídeo por meio do programa de parceria do Youtube…
  • Publicação de links afiliados de suas contas de mídia social.

Publicidade nativa

A publicidade nativa refere-se a anúncios que são principalmente dirigidos por conteúdo e apresentados em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As postagens patrocinadas pelo BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda em mídias sociais “nativa” –  publicidade no facebook e no instagram por exemplo.

 

Marketing de email

As empresas usam o email marketing como meio de comunicação com seus públicos. O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar as pessoas para o site da empresa. Os tipos de e-mails que você pode enviar em uma campanha de marketing por e-mail incluem:

  • Boletins de subscrição de blogs.
  • E-mails de acompanhamento para visitantes do website que fizeram o download de algo.
  • E-mails de boas-vindas ao cliente.
  • Promoções de férias para membros do programa de fidelidade.
  • Dicas ou e-mails de série semelhantes para nutrir o cliente.

O que um profissional de marketing digital faz?

Os profissionais de marketing digital são responsáveis ​​por promover a conscientização da marca e gerar leads por meio de todos os canais digitais – gratuitos e pagos – que estão à disposição da empresa. Esses canais incluem mídias sociais, o próprio site da empresa, classificações de mecanismos de busca, e-mail, publicidade gráfica e o blog da empresa.

O profissional de marketing digital geralmente se concentra em um indicador-chave de desempenho (KPI) diferente para cada canal, para que possa medir adequadamente o desempenho da empresa em cada um deles. Um profissional de marketing digital responsável por SEO, por exemplo, mede o “tráfego orgânico” de seu site – o tráfego proveniente de visitantes do site que encontraram uma página do site da empresa por meio de uma pesquisa no Google.

O marketing digital é realizado em muitos papéis de marketing hoje. Em pequenas empresas, um generalista pode possuir muitas das táticas de marketing digital descritas acima ao mesmo tempo. Em empresas maiores, essas táticas têm vários especialistas, cada um focado em apenas um ou dois dos canais digitais da marca.

Quais são os benefícios do marketing digital?

Diferentemente da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, saberá como é difícil estimar quantas pessoas realmente acessaram essa página e prestaram atenção ao seu anúncio. Não há uma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

Preciso de um grande orçamento para o marketing digital?

Como com qualquer coisa, isso realmente depende de quais elementos do marketing digital você quer adicionar à sua estratégia.

Se você está se concentrando em técnicas de entrada como SEO, mídia social e criação de conteúdo para um site preexistente, a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento. Com o marketing de entrada, o foco principal está na criação de conteúdo de alta qualidade que seu público desejará consumir, que, a menos que você pretenda terceirizar o trabalho, o único investimento necessário será o seu tempo.

 

CLIQUE AQUI PRA SABER MAIS

saviocem

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *